Descubra o processo criativo de Arthur Casas para criar projetos únicos

Um curso online para arquitetos e designers que querem aumentar seu repertório criativo e que desejam se inspirar pelos melhores cases do Studio Arthur Casas

Incorpore novas ideias 

É inegável que o sucesso de um arquiteto ou designer é ditado, principalmente, pelo tamanho do seu repertório.

Quanto maior o repertório , maior é o escopo de resultados e soluções que ele pode oferecer.

Por isso, o objetivo deste curso online é fazer com que você saia dele com uma mente recheada das melhores referências.

Apresentaremos todo o processo criativo do Studio Arthur Casas, da concepção da ideia às influências do entorno e aos resultados…

Do design de interiores ao design de produto…

Da arquitetura residencial a espaços comerciais e edifícios…

Da escala do móvel à revitalização das cidades.

Em 10 aulas exclusivas, você entenderá como unir os interesses do mercado à inovação, à criatividade e às necessidades de clientes e cidades – tudo isso a partir da análise dos projetos mais marcantes do Studio Arthur Casas e acompanhado por uma equipe de profissionais reconhecidos.

Premiações do Studio Arthur Casas
Quem deve participar

Estudantes ou profissionais de arquitetura e design em busca de inspiração e mais conhecimento para aprimorar seus projetos.

Profissionais criativos e entusiastas que se interessam por arquitetura ou design e querem conhecer melhor este mundo.

Pessoas que admiram o trabalho do Studio Arthur Casas e desejam ter acesso a um conteúdo exclusivo com aulas inéditas.

O que você vai aprender comigo:

Aula Inaugural – O indivíduo e a arquitetura – Origem e trajetória de Arthur Casas

Para a aula inaugural do curso, o renomado arquiteto Arthur Casas abre as portas da sua residência no litoral paulista para apresentar os conceitos que vem desenvolvendo e aplicando desde que começou a trabalhar na área, há mais de três décadas. Com atuação em arquitetura de interiores, projetos residenciais e comerciais, além de design de produtos, Arthur apresenta ao aluno sua trajetória profissional. Nessa aula também, o arquiteto explica o processo de desenvolvimento de um projeto em que o cliente era ele mesmo, desde a concepção da planta e da forma como a casa seria inserida no terreno até os materiais escolhidos e a decoração do espaço.

Aula 2 – Casas e Interiores

Na segunda aula do curso, Arthur Casas mostra ao aluno como são desenvolvidos os projetos de casas residenciais. A partir de construções feitas no Brasil, o arquiteto explica as etapas de criação e como a arquitetura pode contribuir para o convívio dos moradores da casa. Em seguida, o aluno conhece obras realizadas pelo Studio Arthur Casas e como as particularidades de terreno e as necessidades do cliente foram resolvidas no projeto.

Aula 3 – Design de Interiores – Projetos Nacionais

Para Arthur Casas, o design de interiores permite criar novos percursos dentro dos espaços e, com isso, melhorar a forma como ele é utilizado. Ao mesmo tempo, esse trabalho requer entender e aproveitar a estrutura já existente. Nessa aula, o aluno irá entender quais foram os aspectos considerados na elaboração de projetos nacionais de design de interiores e retrofit. Primeiro, Arthur Casas explica como foram concebidos o design de três apartamentos no Rio de Janeiro. Em seguida, mostra como foram planejados dois escritórios com usos bem diferentes: uma startup e um escritório de advocacia. Ainda nessa aula, o arquiteto apresenta os projetos de uma loja de vinhos e de uma joalheria brasileira.

Aula 4 – Design de Interiores – Projetos Internacionais

Na primeira parte da aula 4, o aluno irá conhecer mais do funcionamento do Studio Arthur Casas e entender quais são as particularidades de realizar um projeto internacional. Depois da introdução do Arthur, a arquiteta e diretora do Studio, Regiane Khristian, apresenta as etapas de realização de projetos para clientes residenciais e para incorporadoras. Em seguida, Raul Valadão, gerente de projetos internacionais, explica quais as diferenças para atuar no mercado exterior. O encerramento dessa aula é com a gerente de comunicação do Studio Arthur Casas, Flora Monteiro, que detalha a importância do trabalho de comunicação interna e externa na documentação dos projetos e na divulgação do Studio.

Aula 4 – Design de Interiores: Projetos Internacionais – Parte II
Na segunda parte da aula 4, Arthur Casas apresenta como foram desenvolvidos alguns projetos internacionais tanto residenciais, quanto comerciais. Primeiro, o aluno irá conhecer dois apartamentos na Europa, um em Portugal e um na França, cujo design de interiores foi realizado pelo Arthur. Depois, o arquiteto detalha o processo de desenvolvimento dos restaurantes Kosushi, em Miami, e Toro Gastrobar, no México. A aula traz ainda a explicação do design da loja da HStern em Nova York e da loja Alexandre Herchcovitch em Tóquio.

Aula 5 – Arquitetura, design e sistemas construtivos

O foco da aula 5 é a relação entre arquitetura, design e sistemas construtivos. Junto com Gabriel Ranieri, diretor de projetos e sócio do Studio, Arthur Casas explica como é o processo de construção de uma obra atualmente e quais são as mudanças recentes no setor. Para exemplificar as inovações nos sistemas de construção, os arquitetos analisam a SysHaus, uma casa construída com o sistema modular desenvolvido pelo Studio Arthur Casas.

Aula 6 – Design de Produtos

Além dos projetos arquitetônicos, o Studio Arthur Casas também é conhecido pelo design de produtos, tanto de mobiliários quanto de objetos. Na sexta aula do curso, Arthur Casas e o designer Munari El-Khatibi III realizam uma visita à +55 Design, cujo projeto da loja também foi feito pelo arquiteto, onde são apresentados alguns dos móveis criados para a loja. São explicados o processo de desenvolvimento das peças e a seleção de materiais e fornecedores. De volta ao Studio, Arthur Casas apresenta as diferentes coleções desenvolvidas pelo arquiteto, como a linha de relógios para a HStern, a coleção de abajures para o Studio Objeto, entre outras.

Aula 7 – O design em outras escalas: experiências imersivas

Na aula 7, Arthur Casas conversa com o pesquisador Diego Casas, mestre em Artes e Mídia pela Universidade de Groningen. Direto da Holanda, Diego explica a definição de cognição corporificada para apresentar formas como a arquitetura influencia na relação das pessoas com o espaço. Quais informações estamos inconscientemente registrando ao entrar em um prédio e qual o impacto disso na forma como ocupamos os ambientes? Nessa aula, Arthur e Diego analisam os projetos do Studio Arthur Casas que proporcionam experiências imersivas, como a Expo 2015, o hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, e o restaurante Kosushi, em Miami. Em seguida, Nara Teles, arquiteta gerente do Studio, detalha como foi o processo de criação e execução do hotel Emiliano. Para encerrar a aula, Gabriel Ranieri retorna para explicar a participação do Studio Arthur Casas na Expo 2015, em Milão.

Aula 8 – Grandes escalas: a relação com a paisagem urbana

Os edifícios podem ser considerados como pertencentes à cidade. A oitava aula do curso é dedicada à forma como a projeção dos prédios impacta na paisagem das cidades e também no fluxo dos habitantes. Nessa aula, Arthur Casas conta com a participação de Gabriel Ranieri para, juntos, explicarem como se deu a criação de prédios desenhados pelo Studio em Curitiba e em Goiânia, além de um retrofit em São Paulo. Os arquitetos explicam quais conceitos são determinantes para a concepção de um edifício e como aproveitar elementos similares em projetos de diferentes escalas.

Aula 9 – A revitalização das cidades

Na primeira mesa redonda do curso, Arthur Casas recebe o arquiteto e jornalista Fernando Serapião para, junto com Gabriel Ranieri, discutirem como a arquitetura contribui para a revitalização das cidades. Tomando como exemplo os centros históricos no Brasil e na Europa, Arthur e convidados abordam quais são os principais impactos de projetos de renovação dessas áreas. Os arquitetos detalham ainda o projeto do Studio Arthur Casas para o Pelourinho, explicando o que motivou as sugestões de revitalização dessa área de Salvador. Para encerrar a aula, Arthur e Gabriel apresentam um projeto em desenvolvimento em São Paulo que extrapolou o prédio e promoveu a discussão sobre a revitalização da área pública da rua.

Aula 10 – O urbanismo como vetor de transformação da cidade e novos negócios

Qual o papel da arquitetura na renovação de espaços históricos? E como isso se relaciona com a preservação do patrimônio público? Na última aula do curso, o tema é a transformação dos espaços e a geração de novos negócios por meio do repensar a arquitetura urbana. Arthur Casas recebe para essa mesa redonda o Fernando Serapião, jornalista e arquiteto, e o Eduardo Barella, presidente do consórcio Allegra Pacaembu, para conversarem sobre a arquitetura aliada à transformação de áreas da cidade que resultem em novos negócios.
Bônus
Acesso exclusivo ao material extra
Ao adquirir o curso, você receberá um material complementar com as plantas, fichas técnicas e informações exclusivas dos projetos analisados no curso.
Inscreva-se agora e receba:

O que você vai levar 

10X de R$73,90 (sem juros)
ou R$739,00 à vista

Essa oferta termina em

Garantia de satisfação de 7 dias 

Durante 7 dias, você pode acessar o curso e assistir às aulas… 

Se até o sétimo dia, você achar que o conteúdo não atendeu às suas expectativas, é só mandar um e-mail para suporte@curseria.com que a Curseria devolve o seu investimento, sem burocracia.

Dessa forma, você não tem com o que se preocupar.

Por que garantir sua vaga agora 
 

Porque ao fazer isso, você fará parte da primeira turma e garantirá condições exclusivas de lançamento, como o bônus e a possibilidade de parcelar em 10 vezes sem juros.

Se decidir deixar para depois, terá que esperar a abertura de uma nova turma, bem como as novas condições de pagamento. 

Arthur Casas: o seu professor 

Com sedes em São Paulo e em Nova York, Arthur Casas comanda o Studio Arthur Casas, um dos escritórios de arquitetura mais premiados do Brasil. Formado pela Universidade Mackenzie de São Paulo em 1983, seus projetos chamam atenção por mesclar modernismo e contemporaneidade, refletindo simultaneamente a funcionalidade e elegância – sem aderir aos eventuais modismos da área. Reconhecido internacionalmente, tem obras em diversas cidades do mundo como Tóquio, Paris e Rio de Janeiro. Recentemente, foi convidado para fazer parte do júri no Dezeen Awards 2021. 

Perguntas Frequentes

Posso fazer o download do material de apoio?

Sim.

Posso fazer download dos vídeos das aulas?

Não é possível fazer download dos vídeos, mas você poderá assisti-los durante o período de 1 (um) ano, a qualquer hora.

Posso assistir o curso do meu celular?

Sim. As aulas podem ser vistas do celular ou computador.

Quantas vezes posso assistir cada aula?

Você pode assistir às aulas quantas vezes desejar durante o período de 1 (um) ano, a contar a partir da data da aprovação da sua compra.

Posso assistir o curso da minha smart tv?

Não diretamente. Nossos serviços não são exclusivos para clientes que possuem Smart TV. Garantimos o acesso a nossa plataforma online – que é compatível com celulares, tablets e computadores. É possível, porém, conectar o computador na sua TV via cabo HDMI, ou espelhar o celular utilizando aparelhos como Google Chromecast e Apple TV.

Tive problemas com o certificado. O que fazer?

Se você teve alguma dificuldade para baixar seu certificado ou nome exibido no certificado está incorreto, envie um e-mail para: suporte@curseria.com

Esse certificado pode ser aceito em instituições de ensino?

Sim, muitas instituições de ensino superior aceitam certificados de cursos livres como comprovação do cumprimento das horas complementares.

O certificado é reconhecido pelo ministério da educação (mec)?

Não. A Curseria não possui nenhum vínculo com o ministério da educação (MEC), por isso os certificados não conferem ao aluno qualquer título acadêmico.

O curso tem certificado?

Sim. Ao assistir 100% das aulas, você pode baixar o seu certificado de realização do curso.

Cadastrei meu e-mail errado no momento da compra. Como posso alterar?

Para solicitar a alteração, envie um e-mail para suporte@curseria.com, informe o código de compra Hotmart e o novo endereço de e-mail.

Comprei o curso e não recebi os dados de acesso. O que eu faço?

O e-mail com os dados de acesso pode ser considero spam. Por isso, cheque o seu lixo eletrônico. Se mesmo assim não tiver recebido, envie uma solicitação para suporte@curseria.com. O suporte funciona de segunda a sexta, em horário comercial. Caso faça alguma solicitação fora desse período, aguarde a resposta.

Comprei o curso. Como faço para assistir às aulas?

Para acessar o curso, basta clicar em “Área do aluno”, no canto superior direito do site, e preencher os campos com as informações solicitadas. Esses dados de acesso são enviados para o e-mail cadastrado na compra.

O que está incluso no valor do curso?

Acesso às aulas online e material de apoio completo disponível para download.

Por quanto tempo o curso estará disponível?

Após aprovação do seu pagamento, o curso ficará disponível durante 1 (um) ano.

O curso é ao vivo?

Não, as aulas do curso são gravadas e você pode assistir no horário que quiser, quantas vezes quiser.